Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 18

Conforme estipulado pela Secretaria de Estado da Saúde, haverá nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez voltada a adultos, na faixa etária dos 20 aos 29 anos, que ainda não estão com a caderneta de vacinação atualizada. Obedecendo ao Calendário Nacional de Vacinação, serão aplicadas doses da tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme indicação do profissional de saúde.

A campanha inicia no dia 18 e vai até 30 de novembro em todo o Estado de São Paulo. O último dia (30), um sábado, será o “Dia D” de vacinação, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri abrirão as portas, das 8 às 17h.

No “Dia D” haverá também postos volantes nas regiões de Alphaville (no Alpha Shopping) e na Aldeia da Serra (na av. dos Pássaros, 192), das 10 às 16h.

Pessoas de outras faixas etárias que não estejam com a caderneta em dia podem procurar a UBS para tomar a vacina também. Crianças e adultos com idade entre um e 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois provavelmente esse público já teve contato com o vírus no passado e está imune.

Contraindicações

A vacina é contraindicada a mulheres grávidas em qualquer período gestacional e a pessoas que tenham problemas de imunodepressão (pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e/ou tratamentos que afetem o sistema imunológico) e anafilaxia (reação). Além disso, recomenda-se que pessoas que estejam com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de serem imunizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.