Como organizar a campanha de vereador

Este foi o tema da palestra ministrada pelo professor e vereador paulista Eliseu Gabriel (PSB), na noite de terça-feira, 19/11, na sede do PSB de Osasco, durante o Curso de Formação Política, organizado pelo vereador Mário Luiz Guide, secretário Geral do PSB no Estado e pela professora Tereza Santos, presidente do partido em Osasco.
O curso, que teve início em novembro, tem o objetivo de preparar pré-candidatos a vereador para as eleições de 2020. Já foram realizadas palestras com o ex governador Márcio França que falou sobre as “Eleições de 2020” e com a cientista política Juliana Fratini que abordou as “Mídias Sociais e a Campanha de Vereador”. Na próxima terça-feira, 26/11, será a vez do professor de Direito Constitucional, Marcus Vasconcelos, que irá falar sobre “O Vereador e a Legislação Eleitoral”.
O vereador Mário Luiz abriu o evento falando sobre o papel do vereador socialista, destacando que o PSB defende a ideia de que “uma sociedade mais igual é melhor para todos”. Ele disse que o vereador tem que ter um olhar geral para a cidade, que é maior que o bairro onde ele atua. Ele pode ter um setor, defender uma categoria, ter um grupo e trabalhar seu segmento, mas nunca pode descuidar da cidade como um todo. “Um vereador tem que apresentar projetos para toda população e, no caso do vereador socialista, defender sempre uma sociedade mais igualitária”, disse o socialista. Ele informou que o Brasil está entre os 10 países com o maior índice de desigualdade no mundo, sendo que as quatro maiores são a desigualdade de renda, a desigualdade de regiões, a desigualdade de etnias e a desigualdade de gênero. “O PSB é um partido que defende um crescimento econômico com mais justiça social. Uma cidade mais igual é melhor para todos”, ressaltou o vereador.
Já o professor Eliseu Gabriel, que está no seu quinto mandato de vereador na cidade de São Paulo, contou um pouco da sua trajetória para conseguir uma cadeira na Câmara Municipal e disse que foram várias derrotas até conseguir se eleger pela primeira vez. “É preciso ter perseverança e nunca desistir, pois ser candidato é se colocar à disposição do outro e isso é o maior ato de amor ao próximo”, disse Eliseu. Ele afirmou ainda que o vereador deve ter atuação permanente. “Se ele pretende representar setores do povo, deve acompanhar a vida do povo que segue seu curso após as eleições”.
O professor destacou ainda a importância da figura do vereador no cenário político que, na sua visão, tem um papel muito importante pois é “ele quem decidi os rumos da cidade, é ele que tem o poder de fazer as mudanças necessárias, de aprovar as leis, de decidir onde será aplicado os recursos do orçamento municipal, seja na saúde, na educação, na segurança, na habitação, etc.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.