Cultura no Parque recebe no domingo o “Carimbó Pai D’Égua”, grupo de músicas e danças amazônicas

O ritmo amazonense carimbó vai invadir o Cultura no Parque neste domingo (dia 9), a partir das 11h e fará todo mundo dançar. O grupo Carimbó Pai D’Égua Músicas e Danças Amazônicas, formado há mais de dois anos, a partir de almoços paraenses promovidos na Paroquia Santo Antônio na Vila Carioca, em São Paulo, com a benção do Padre Renato, um dos maiores incentivadores.

O objetivo do grupo é promover e disseminar a cultura popular a partir da música e dança amazônicas, em especial o carimbó, sempre com o foco na tradição dos mestres. O carimbó é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, sendo referência da cultura popular brasileira na difusão, promoção e fomento das manifestações tradicionais e culturais da Amazônia com seus saberes, vivências, ritmos, sons e danças.

O grupo tem em sua história apresentações com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre eles Lia Sophia, Manoel Cordeiro, Silvan Galvão, Jeanne Darwich e Pedrinho Callado.

Atualmente em parceria com o Projeto Faces, criado em São Paulo em 2018, o conjunto participa, incentiva, cria e divulga a cultura popular brasileira cumprindo com o seu compromisso social de agentes culturais e se tornando guardiões da cultura popular que possui um aspecto plural no país.

O Carimbó Pai D’Égua está em constante formação, e desta maneira, trabalha a transformação do pensamento e da dança sempre investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa e criação e aprimorando constantemente a qualidade de suas apresentações.

“Somos carimboleiros e carimboleiras, acreditamos em processo participativo e valorização da cultura popular. Partimos da vivência do nosso contexto urbano, inserido na cidade de São Paulo, tendo como referencial o imaginário da cultura e a tradição das danças e ritmos amazônicos, mas também primando pela expressão corporal de cada indivíduo”, ressaltou o percussionista Buzaka Corrêa.

O grupo desenvolve ainda oficinas de dança e música em escolas, casas de cultura e no Espaço Cultural Lélia Abramo, além de se apresentar em diversos eventos, feiras, congressos, festivais e saraus.

O show contará com a participação dos músicos: percussionista Buzaka, saxofonista Jair Virgílio, vocal e banjo Silvan Galvão e o percussionista Vinícius Trindade. Os dançarinos são Marcia Cristina, Nega Laura Flor e Gisele Pimentel.

Cultura no Parque

Das 11 às 13h

Parque Municipal Dom José

Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.