Projeto com Marcelo Tas em Osasco alcança mais de 3 milhões de views

Projeto “Os Movimentos das Cidades” valoriza potencialidades do interior paulista

O projeto “Os Movimentos das Cidades”, idealizado pelo portal Virtù News, em coprodução o apresentador Marcelo Tas, busca valorizar a força e a identidade única de 10 cidades paulistas. Os dados revelam os potenciais de cada região. Em comum, o fato de o sistema viário ser importante para impulsionar o desenvolvimento econômico e levar visitantes à região.

Em tom bem humorado, a série de vídeos, podcasts e editoriais buscou cutucar os preconceitos e a falta de informação que ainda existe sobre o interior de São Paulo. Muitos rótulos foram desmistificados, como Avaré a cidade que só tem a represa, Tatuí é só o conservatório, Barueri é só Alphaville ou Osasco, uma cidade conhecida em bordões de humoristas, como uma cidade dormitório, feia e pobre.

Os vídeos tiveram mais de 300 mil visualizações cada, somando o total de três milhões de visualizações. Em alguns casos, as visualizações foram maiores que o número de habitantes da cidade. Assista os episódios em:  https://virtunews.com.br/?s=movimentos+das+cidades.

Veja as cidades escolhidas: 

Avaré é polo agropecuário e cultural, 70% da sua área é destinada à pecuária e abriga o festival de música Fampop, que ajudou a lançar aristas como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Moacyr Luz e Rita Ribeiro.

Tatuí é polo de empreendedores de vanguarda. É terra de Manoel Guedes Pinto de Melo, o Manduca, que fundou a Fábrica de Tecidos São Martinho em 1881, e a “Companhia Luz e Força de Tatuí” em 1911, que foi construída levando em conta protocolos de sustentabilidade na preservação de matas nativas.

Osasco, o 2º PIB do Estado, tem a inovação no DNA. Lá, em 1910, decolou o primeiro avião experimental da América Latina. Foi o berço do Bradesco e hoje a cidade acolhe as sedes de algumas empresas líderes da revolução digital, como o Mercado Livre e iFood.

Barueri é muito mais que a conhecida AlphaVille, é o município líder no Brasil em desenvolvimento econômico e a quarta melhor cidade para se fazer negócio no país (Urban Systems, 2019).

Louveira é a cidade mais desenvolvida do Brasil por apresentar os melhores índices de segurança pública, educação e saúde (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal- IFDM 2016).

Campinas – Por sempre terem se esforçado em conectar-se com o restante do país e, hoje, com o mundo, os campineiros construíram a cidade mais “inteligente” do Brasil. Conta com o terceiro maior centro industrial do país, atrás somente da capital paulista e do Rio de Janeiro, e o 11º PIB do Brasil.

Águas da Prata – A cidade, famosa também pelas fontes hidrominerais com propriedades medicinais, soube aproveitar as oportunidades que chegaram, primeiro pelos trilhos da ferrovia e depois, e ainda hoje, pelo asfalto das rodovias.

Bragança Paulista – As estradas, primeiro as de ferro, depois as de asfalto, moldaram as principais vocações do município, referência também em sustentabilidade: o agronegócio, a indústria e o turismo.

Sorocaba – O desenvolvimento da cidade, na qual há um polo com 600 fábricas, além de dezenas de startups, andou em compasso com o estabelecimento da região como um centro vital para o vaivém de produtos e pessoas.

Itapeva – O município cresceu pela proximidade com estradas que cortam SP. Para continuar a se desenvolver, e combater desigualdades sociais, a solução é não parar de investir em melhorias de infraestrutura. Itapeva tem em sua história um marco que simboliza quanto uma boa infraestrutura de mobilidade é essencial para garantir o desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.