Osasco segue caminhos da inovação e vislumbra projeto de polo tecnológico no Bonfim, com primeiras atividades na Vila Yara

Em entrevista a um podcast esta semana, o secretário de Tecnologia e Inovação de Osasco, Gerson Pessoa, falou sobre a criação, no Bonfim, de um Polo Tecnológico. Espaço na Vila Yara entrará no processo, para acelerar a sedimentação do Polo. Entenda:

Em entrevista concedida na terça-feira, 8, ao Show Podcast, novo projeto de comunicação produzido por iniciativa privada na cidade, o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Gerson Pessoa, falou sobre a transformação do bairro Bonfim, para que seja modelo de “cidade inteligente”, com tecnologias que, futuramente, serão expandidas para todo o município. O investimento em revitalização e modernização do bairro tem uma finalidade bem definida: a transformação do local em endereço para empresas 4.0, o que fará surgir o Polo Tecnológico de Osasco.

A criação do Polo é a evolução da atual condição da cidade, que conta com conquistas importante no setor de negócios da tecnologia e inovação, e conquistou destaque nacional, por ser sede de 1/4 das startups bilionárias (unicórnios) presentes no Brasil e 20% das da América Latina.

“Queremos que o Bonfim centralize as empresas de tecnologia, para isso vamos criar ali todos os atrativos necessários para conquistarmos negócios desse segmento. Estamos atentos a ‘pequenos gênios’ por trás de startups que têm potencial para serem mega empresas, como as já consolidadas no município”, disse o secretário, referindo-se aos unicórnios Mercado Livre, Uber, iFood, Rappi, 99 e Facily, que já atuam “de vento me popa” em terras osasquenses.

O propósito de Gerson e do prefeito Rogério Lins é que este complexo empresarial receba também um Polo Tecnológico, local para qualificação de mão de obra voltada à tecnologia, com incubadoras de startups e espaços de coworking, para ajudar no surgimento de pequenos empreendedores. “Não iremos apenas disponibilizar espaço e equipamentos. Daremos peso à orientação, para que, além de se desenvolverem, os novos negócios também possam se manter bem colocados e fortes”, explicou.

Como a Vila Yara entra no processo?

Ponderando que é necessário um tempo muito extenso para a transformação do Bonfim, Gerson revelou na entrevista que um plano da Prefeitura, envolvendo a Vila Yara, irá antecipar ações que levarão a cidade à conquista do Polo. “Encontramos um prédio grande, de cerca de 4 mil m², onde iremos iniciar o Polo Tecnológico”, disse, complementando que o local também receberá a SEDITE, o Sebrae, a Microsoft, a Apple e uma empresa de games recém chegada à cidade e ainda não revelada pelo secretário. “Estamos em fase de locação do espaço e já temos essas parcerias que trazem uma vasta oferta de cursos. A qualificação voltada à tecnologia, será realidade em Osasco ainda este ano. Acredito que as atividades comecem em cerca de 90 dias”, disse.

O Show Podcast, disponível no YouTube e em plataformas de disponibilização de áudios, reúne os apresentadores Paulo Contim, jornalista; Dênis Mello (ACEO) e Rafael Verneck (Presidente do Sincomércio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.