Resgate Animal socorre pets em situações de risco

O Resgate Animal de Barueri tem o objetivo de assistir emergencialmente animais em vulnerabilidade nas vias públicas do município que estejam feridos gravemente ou sejam vítimas de atropelamentos, correndo risco de morte. O projeto é de responsabilidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e executado pela unidade 2 do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad).

O serviço ganha cada vez mais importância. Ao longo de 2021 foram 1.150 solicitações que resultaram no recolhimento de 810 animais. Já em janeiro de 2022 foram socorridos 59 animais em situações emergenciais.

Estrutura

A atividade conta, além da estrutura do Cepad, que contém salas para avaliação clínica e cirúrgica, laboratório, área de quarentena, baias (recintos onde os animais permanecem até sua plena recuperação), uma ambulância (UTI móvel) e outros dois veículos de captura. Após o total restabelecimento dos pets, antes de receberem alta, são castrados, vermifugados, vacinados, microchipados e encaminhados para unidade 1 do Cepad e disponibilizados para adoção.

Animais de grande porte

Além do atendimento a cães e gatos, o serviço também recepciona animais de grande porte, mais precisamente equinos (cavalos e éguas), que passam pelo mesmo processo de atendimento dos pets, mas o acompanhamento com relação à posse e a responsabilidade do animal são diferentes.

Primeiro, tenta-se localizar o tutor; uma vez identificação, ele é notificado e advertido e caso continue negligente com o animal ou não faça sua retirada do Cepad 2, inicia-se o processo para adoção. No caso de o tutor não ser localizado ou trata-se de um cavalo que esteja abandonado, ele passa por todo o tratamento e a parte legal para adoção e doação começa.

Como requisitar

Para acionar o Resgate Animal, o munícipe pode ligar no telefone (11) 4706-3953, de segunda a sexta das 8h às 16h, ou via WhatsApp, no (11) 94159-5003, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. No caso do WhatsApp, o atendimento funciona das 16h às 8h da manhã. Ao ligar é importante passar as informações referentes ao estado de saúde do animal e sua localização. Vale lembrar que a atividade não atende animais que tenham dono.

Reconhecimento

O Cepad já foi premiado internacionalmente, trazendo a Barueri o título de “Cidade Amiga dos Animais” em 2020. Sua estrutura foi muito bem avaliada pelos organizadores da ONG World Animal Protection.

Para o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o serviço é referência na região e poucos locais no Brasil oferecem esse tipo de atendimento aos animais. “Poucos municípios no Brasil possuem esse serviço e Barueri tem uma estrutura de atendimento com premiação internacional. Mas, vale lembrar que os animais somente estão nas ruas, sujeitos aos riscos, porque foram abandonados pelos seus tutores e isso é crime”, reforça Bidu, que também é biólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.