Festival na Gibiteka Max Zendron celebrará Dia do Orgulho Nerd em Barueri

Para comemorar o dia do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri organiza no próximo dia 21 (sábado) o Festival K Pop, na Gibiteka Max Zendron (rua Rio Grande do Sul, 234, Vila Boa Vista), das 10h às 20h, com entrada gratuita.

No evento, os participantes poderão conferir desfile de cosplay, apresentação de grupos de dança K Pop, jogos de vídeo games, (inclusive retrô e VR 360) jogos de tabuleiro entre outras atividades geek.

O universo do mundo nerd e geek tem crescido muito, com inúmeras atividades e expressões relacionadas a segmentos da cultura pop (HQs, games, fantasias de super heróis, jogos RPG etc). Em Barueri, a Gibiteka Max Zendron é tradicional espaço para esse público, contendo uma gama enorme de gibis, fanzines, jogos, entre outros atrativos. 

Orgulho Nerd
O dia 25 de maio foi escolhido devido a dois grandes símbolos do universo nerd. O primeiro é sobre o legado do escritor Douglas Adams, e o outro tem a ver com o início da jornada de Luke Skywalker em Star Wars: Uma Nova Esperança.

Douglas Adams é autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra que sempre foi um dos cânones da literatura nerd, principalmente ao misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Em 2001, duas semanas após a morte do autor de Adams, os fãs decidiram fazer uma divertida homenagem, enaltecendo um dos elementos mais icônicos da trilogia: eles batizaram o 25 de maio como o Dia da Toalha.

O Orgulho Nerd é algo mais recente. O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis decidiu mostrar que não tem problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

Então definiram o dia 25 de maio, uma vez que neste dia, em 1977, estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.