Itapevi intensifica ações de proteção às pessoas em situação de rua

Administração disponibiliza WhatsApp onde a comunidade pode mandar a localização de alguém nesta situação para receber ajuda

Para proteger e acolher a população em situação de rua em mais uma madrugada gelada, as equipes da Prefeitura de Itapevi intensificaram o atendimento noturno a esta população. Para facilitar a comunicação, a administração municipal também disponibiliza o número de WhatsApp 11-93944-8985 para que a comunidade mande mensagem com a localização de pessoas que estejam dormindo nas ruas. Esse plantão funciona todos os dias, das 19h à meia-noite.

Quando avisados desta situação, agentes do serviço de acolhimento noturno vão até o local e oferecem o pernoite em abrigo para esta pessoa.

O acolhimento deste público é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde desta população, nem todas as pessoas nestas condições aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.

Quem não aceita o pernoite, recebe um cobertor e orientações para se proteger do frio. 

Todos em situação de rua contatados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são cadastrados e acompanhados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

Os acolhidos recebem lanche noturno no abrigo e café da manhã no Centro Pop.

Itapevi conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão abrigo, reinserção familiar e outras ações.

Nos próximos dias, a temperatura continua abaixo dos 10°, principalmente durante as madrugadas.

Além de mandar mensagem pelo Whatsapp, a população também pode contribuir para melhoria de vida das pessoas em situação de rua ligando para o telefone (11) 4142-6080, das 08h às 17h, todos os dias da semana.

Alimentação gratuita

Além do acolhimento noturno das pessoas em situação de rua, essa população também tem direito à alimentação gratuita no Bom Prato. Elas são cadastradas e acompanhadas pelo Centro Pop e possuem um cartão que dá direito à gratuidade em todas as refeições no restaurante popular (café da manhã, almoço e jantar).

Centro Pop

Localizado na rua Agostinho Ferreira Campos, 262, Vila Nova Itapevi, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) atende cerca de 40 pessoas adultas, em Itapevi, e promove o primeiro atendimento deste público, por meio de acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação, atividades socioeducativas e de saúde.

Além deste acompanhamento, as equipes de assistência social sempre que possível buscam mecanismos para a reabilitação dos assistidos e sua reinserção ao convívio em sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.