Barueri promove busca ativa para detectar casos de tuberculose na cidade

Pela segunda vez neste ano, a Secretaria de Saúde de Barueri promove a busca ativa para identificar e tratar os chamados “sintomáticos respiratórios” – aqueles que estão com tosse por três semanas ou mais -, na cidade. A intenção é detectar, prevenir e tratar aqueles moradores acometidos pela tuberculose. A iniciativa tem início nesta segunda-feira (dia 12) e vai até o dia 26 de setembro.

Embora a busca ativa seja feita de forma permanente no município, a Secretaria de Saúde segue a determinação do governo do Estado para intensificar suas ações em, pelo menos, duas vezes ao ano. Normalmente, as ações são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos prontos-socorros, pela equipe do Consultório na Rua e no Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Educação
Com a busca ativa, o trabalho de procura por potenciais doentes de tuberculose é estendido para residências e espaços públicos, além de promover campanhas de conscientização nos equipamentos de educação. A Secretaria de Saúde conta com profissionais voltados exclusivamente a essa tarefa. Na primeira campanha, entre 14 e 25 de março deste ano, foram feitos 396 exames, ocasião em que foram detectados 10 novos casos positivos.

No Brasil, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose são registrados a cada ano, sendo que aproximadamente 4,5 deles tornam-se óbitos, conforme o Ministério da Saúde. No mundo todo, estima-se que as mortes pela doença atingem 10 milhões de pessoas por ano. Doença infectocontagiosa, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose não está restrita a afetar os pulmões. Existem outras formas da doença, como a tuberculose extrapulmonar (TBEP).

Extrapulmonar
“A diferença é que a pulmonar afeta os pulmões, enquanto a extrapulmonar também atinge outros locais, como pleura, gânglios, meninges, intestino e sistema osteoarticular”, explica a diretora de Programas da Secretaria de Saúde, coordenadora responsável pelo Programa da Tuberculose em Barueri, Fabiana Aparecida dos Santos. A coordenadora alerta que não apenas a tosse prolongada, mas febre ao entardecer, suor noturno, emagrecimento e cansaço ou fadiga podem ser sintomas da tuberculose.

“O importante é saber que a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito. Se você tem ou conhece alguém com esses sintomas, oriente ou procure a UBS mais próxima da sua residência para fazer o exame”, completa Fabiana. Clique AQUI para conferir o endereço da unidade de saúde mais próxima de você.

Tecnologia
O trabalho de detecção rápida da doença no município conta com o aparelho GeneXpert, que possibilita o acesso ao resultado dos testes de modo mais acelerado, em apenas duas horas. De alta sensibilidade, o equipamento mostra se o paciente possui resistências ao tratamento e também diminui as chances de um laudo falso negativo.

As campanhas de enfrentamento da tuberculose feitas por Barueri têm recebido prêmios importantes a cada ano. O reconhecimento pelas iniciativas é atestado nos encontros do Fórum Anual de Tuberculose, que costuma dar destaque para a cidade tanto pelas promoções e ações das buscas ativas, assim como também pelo tratamento oferecido na rede municipal de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.