Cotia vai promover Dia D de Multivacinação para ampliar cobertura vacinal

Quatro UBSs vão funcionar das 9h às 15h. Ação vai atender pessoas de todas as idades com foco nas crianças que estão com baixa cobertura contra doenças graves, como paralisia infantil e meningite

Está marcada para sábado (22/10), a mobilização Dia D Multivacinação em Cotia. Quatro Unidades Básicas de Saúde (Assa, Atalaia, Caucaia e Portão) abrirão as portas das 9h às 15h para vacinar pessoas de todas as idades (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos) – conforme a necessidade de vacinação e de atualização de doses.

Para ser vacinado basta comparecer a um dos locais com documento com foto, cartão SUS e caderneta de vacina (obrigatória para crianças). Quem está com vacinas atrasadas, como a da covid-19, por exemplo, poderá fazer a atualização das doses e/ou iniciar o esquema vacinal. Em Cotia, crianças com idade a partir de 3 anos já podem ser vacinadas contra a covid-19.

A medida foi tomada com foco na ampliação da cobertura vacinal, especialmente de crianças (1ª infância). Dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que, em 2022, apenas 39,3% das crianças maiores de um ano de idade receberam a vacina contra a poliomielite – imunizante que protege contra a Pólio que, entre outros, pode causar a paralisia infantil; em 2021, a cobertura era 75,7%.

“Muitas de nossas crianças estão desprotegidas em relação a diversas doenças. Os adultos não podem negligenciar os perigos aos quais estas crianças estão submetidas em relação à meningite, ao sarampo, à pneumonia e outras doenças que, como sabemos, podem matar”, disse Magno Sauter, titular da Saúde. “Essa cultura antivacina é nociva e só trará efeitos negativos para a saúde pública com o retorno e aumento de doenças evitáveis”, completou Magno.

Em relação à cobertura vacinal contra a febre amarela, apenas 30,9% das crianças maiores de 1 anos se vacinaram. Em relação às vacinas pneumocócica, apenas 32,3% das crianças com 1 ano foram vacinadas e 44,14% das maiores de 1 ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.