Semana de Prevenção de acidentes de Barueri termina com ação da Defesa Civil

A Defesa Civil de Barueri finalizou suas ações na cidade na sexta-feira, dia 14, relativas à Semana Nacional de Prevenção de Acidentes e Desastres, com atividades para o público no Boulevard Central. O objetivo dessa iniciativa estabelecida por decreto federal é levar ao conhecimento dos moradores o trabalho de prevenção para situações de riscos, como acidentes naturais, tecnológicos ou causados por ação humana, para que sejam evitadas ou minimizadas. 

Em casos de acidentes, a Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), da Prefeitura de Barueri, orienta ligar para os números 199 (Resgate Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (Serviço de Ambulância). 

A Semana de Prevenção começou no dia 10 com ações de distribuição de folhetos informativos com dicas de como agir e se prevenir em casos de acidentes como deslizamento de terra, inundações e alagamentos, raios, ocorrências domésticas relativas a vazamento de gás de cozinha, quedas de pessoas, entre outros.  

No Boulevard, a Defesa Civil montou uma tenda com equipamentos para simular problemas como explosão de botijão de gás e de atendimentos a pessoas feridas acidentalmente.  

A Semana de Prevenção tem origem em 1989, na Assembleia das Nações Unidas, que criou o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres. Surgiu para sensibilizar governos, organizações e cidadãos do mundo todo sobre a necessidade de se prevenir riscos de desastres naturais, ao contrário da cultura de apenas responder a uma catástrofe.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.