Barueri forma novos agentes de desenvolvimento socioambiental

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), formou a segunda turma de Agentes de Desenvolvimento Socioambiental, curso gratuito oferecido em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb Tech). A solenidade com entrega de certificados ocorreu na quinta-feira, dia 15, na sede da Sema, no Jardim São Pedro.  

O curso foi ministrado entre março e junho (90 dias), com carga horária de 165h. É aberto a toda população em geral, moradores da cidade ou não. A próxima turma está prevista para o começo do mês de agosto deste ano. As inscrições serão realizadas no início de julho.  

O agente ambiental atua mapeando problemas socioambientais, contribui para a melhora na gestão ambiental no aspecto urbano, além de criar e gerenciar com diversos projetos a realização e o monitoramento de intervenções em favor do meio ambiente. 

O curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), uma oportunidade excepcional para quem pretende trabalhar na área. “É um curso bacana para pessoas que vão ajudar a melhorar a nossa parte ambiental. São sementinhas que estão brotando para que façam um meio ambiente melhor para Barueri e para o mundo. É o meio ambiente trabalhando para que possamos mudar a cultura de não acabar com tudo, mas sim a de criar”, destacou o secretário Marco Antônio de Oliveira (Bidu). 

O geocientista da terra, Edson Oliveira da Silva, que é diretor do Departamento de Planejamento Ambiental da Sema e coordenador do curso, explicou que todo conteúdo foi administrado por professores, todos técnicos da Sema, das áreas de engenharia ambiental, biologia, ciências da terra, legislação ambiental e geografia. Destacou que foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas vivenciadas pelos profissionais da Secretaria no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), Departamento Técnico de Biodiversidade e demais departamentos da Secretaria.  

De acordo com o coordenador, os alunos aprenderam ainda a escrever projetos socioambientais e tiveram saídas a campo. “Visitaram, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri (ETE, na Aldeinha), estação de tratamento de água e o Tecipar, em Santana de Parnaíba, para entenderem como os resíduos são tratados. Foram ao Cetas e ao Cepad para verem como Barueri trabalha com a fauna silvestre e animais domésticos. Alguns formandos já são alunos da Fieb, de cursos técnicos em diversas áreas. Eles estão agregando mais conhecimentos à formação técnica que eles recebem na escola”, ressaltou Edson.  

Para Silvia Santos de Souza, aluna do curso de Segurança do Trabalho no ITB Professor Munir José – Unidade Fieb Tech do Jardim Paulista, o curso foi muito bom. “Felicidade em participar. A gente aprende coisas novas, os professores explicam bem e tiram todas as dúvidas”, elogiou.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.