Santana de Parnaíba promove palestra de Educação Inclusiva com a mestre Wania Boer

A Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu no Auditório da Educação, no dia 12/09, a palestra “Inteligências Múltiplas e Neurociências: contribuição para o processo de ensino e aprendizagem”, ministrada pela professora Wania Boer. A ação sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação (SME) contemplou mais de 100 professores da rede.

“Uma palestra muito importante para sinalizar e dar novos caminhos para os nossos professores, no sentido de aprimoramento do trabalho com os nossos alunos autistas e deficientes intelectuais”, disse Carla Alves, secretária de Educação.  

A programação da palestra com a Consultora Pedagógica na Área de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva contou com abordagens sobre plano de adequação, tipos de neurociência e de memória, funções dos hemisférios, como unir a neurociência com a inteligência e gestão de problemas que surgem na vida, e em sala de aula.

“Quando a gente traz uma rede para ouvir uma palestra tão agregadora, a gente entende que cada um vai repensar a sua prática e produzir de forma mais assertiva, mais funcional”, destacou Jane Porcino, supervisora de ensino da Educação Inclusiva da SME. .

De acordo com a Prefeitura, a palestra oferecida aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte de uma programação ampla e diversificada, inclusive com variados cursos de formação e atualização que estão contemplando professores e gestores de toda a rede.

“Temos que pensar que não temos alunos homogêneos na sala de aula, então precisamos oferecer instrumentos para o professor pensar e trabalhar a heterogeneidade”, frisou Guina Francisco, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (NDPD).

A educação inclusiva de Santana de Parnaíba, implantada pela Turma do Jiló e em ação no município desde 2013, conta com 44 salas, mais de 1.100 alunos, e cerca de 300 profissionais. “Vocês estão muito na frente, de muitos municípios, vocês têm a parte dos recursos, dos serviços, e estão proporcionando a formação continuada”, conclui Wania Boer, mestre em Educação Especial, que atuou mais de 32 anos na Secretaria de Estado da Educação como pedagoga especializada na área de Deficiência Intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.