Governo de SP vai distribuir água nas ruas da capital até domingo devido a onda de calor

Objetivo da iniciativa é atender pessoas em situação de rua e público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças

O Governo de São Paulo vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital para atendimento a pessoas em situação de rua e ao público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças. A medida começa nesta quarta-feira (20) e prossegue até domingo (24) devido à onda de calor que atinge o país. Nas demais regiões do estado, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.

A ação é promovida pela Defesa Civil do Estado e da Sabesp em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.

Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas (veja a relação completa abaixo). A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação.

Nesta quarta, a ação será feita na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis ficará disponível água potável em bebedouros, a população será orientada pela Defesa Civil com recomendações como manter hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.

A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente que atua na região Sudeste. A previsão é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo.

Locais de distribuição de água na capital – 11h às 15h

Quarta (20): Praça da Sé e Theatro Municipal
Quinta (21): Praça da República e Largo do Arouche
Sexta (22): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca
Sábado (23): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró
Domingo (24): Largo do Café e Largo São Bento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.