São Paulo ganha Frente Parlamentar em prol da recuperação das escolas estaduais

Uma audiência pública, organizada pelo deputado Emidio de Souza, marcou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Investimentos na Infraestrutura da Rede Estadual de Ensino. Realizado no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira (21), o evento contou com a presença de deputados, ex-deputados, vereadores, ex-vereadores, ex-gestores públicos, diretores, professores, educadores, alunos e representantes da comunidade escolar e de movimentos sociais.

Coordenador da Frente, o deputado Emidio frisou na abertura do evento que a iniciativa representa a união de esforços que, com certeza, vai contribuir muito para aprimorar a educação no Estado de São Paulo.

Com assinatura de 60 deputados de 21 partidos diferentes, a Frente Parlamentar é uma resposta aos cortes que o Governo de São Paulo fez, ao longo dos últimos anos, nos investimentos para reforma e manutenção das escolas estaduais e vai trabalhar pela implementação de um programa de manutenção preventiva que evite a deterioração das unidades de ensino.

Na audiência, Emidio fez uma apresentação com imagens que comprovam o agravamento da estrutura física de muitas escolas. O parlamentar citou que, das 5300 escolas do Estado, 1100 prédios escolares precisam de reformas urgentes, citando o caso até de ETECs e FATECs. “A situação das ETECs não é boa, muitas delas estão em situação precária”, afirmou.

Emidio ainda apresentou casos de unidades de ensino sem o AVCB, sem área para merenda e até banheiro.

Em sua explanação, Emidio citou uma política pública criada durante sua administração que possibilitou que as escolas tivessem recursos para resolver suas demandas. “Uma coisa que criamos em Osasco foi recurso direto para escolas fazerem pequenos consertos. Nós temos que ter capacidade de resolver os problemas com mais eficiência”, frisou.

O parlamentar também pediu para que a população e a comunidade escolar denunciar o abandono causado pelo Governo do PSDB nas escolas. “Não  população precisa denunciar e nos ajudar nessa luta. E os professores precisam nos ajudar. Não tenham medo de denunciar”, disse.

Ao final, Emidio falou que a Frente já está trabalhando. “Já temos elementos suficientes para começar a trabalhar ativamente por melhorias e agora vamos cobrar medidas do Governo. Nós trabalhamos por uma escola pública de qualidade. O Estado precisa cumprir seu papel”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.