Conheça o milagre de Fátima em Portugal

A história que se sabe é que a cidade recebeu o nome de Fátima, pois era o nome de uma das filhas de Maomé, que teria sido captura pelo exército cristão, durante a reconquista cristã destas terras. Então, ela teria se casado com um conde de Ourém, e em homenagem ao seus ancestrais a terras serranas receberam o nome de terras de Fátima.
No entanto, a cidade ganhou destaque com as aparições da Virgem Maria, primeiramente, por volta do ano de 1758, Ela teria aparecido a uma pastorinha muda (no lugar onde hoje se ergue o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga), e, mais tarde, já no século XX, a três outras crianças (conhecidos como “Os Três Pastorinhos”). Lúcia dos Santos e os seus primos, Francisco e Jacinta Marto, a 13 de maio de 1917,.
As crianças estavam a pastorar com suas ovelhas, próximo a Cova de Iria quando testemunharam a aparição de uma linda senhora vestido de branco , a primeira de várias aparições No local ergue-se atualmente a Capelinha das Aparições. A Senhora, mais tarde referida como a Senhora do Rosário, declarou ter sido enviada por Deus com uma mensagem: um apelo à oração, ao sacrifício e à penitência. Ela visitou os pastorinhos, aparecendo-lhes todos os dias 13 entre os meses de maio e outubro de 1917. A última aparição deste ciclo ocorreu a 13 de outubro, e cerca de 70 000 peregrinos testemunharam e assistiram ao chamado Milagre do Sol.
Devido ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, edificado no lugar da Cova da Iria, a cidade de Fátima tornou-se num dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de pessoas por ano é o maior santuário católico do país.
O lugar mais procurado e onde se podem observar as maiores demonstrações de fé é a Capela das Aparições.
Em 2007 foi inaugurada a gigantesca Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez, já que a Basílica de Nossa Senhora de Fátima (1953), onde estão enterrados os 3 pastorinhos, já não conseguia dar conta de receber tantos fiéis. O projeto é da autoria do arquiteto grego Alexandros Tomazis, com intervenções de outros artistas como os portugueses Álvaro Siza Vieira e Pedro Calapez. No exterior, vemos uma Cruz Alta em bronze, da autoria do alemão Robert Schad.
Visitar essa cidade é algo simples, pois os lugares a serem visitados ficam todos próximos, ao chegar a praça do Santuário, é só escolher o que quer fazer primeiro. Também é bastante significativo visitar a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais. Para reconstituir a história há ainda que ir à Loca do Anjo e a Valinhos, outros locais relacionados com as aparições
Não deixe de conhecer o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. E tem ainda o museu de Museu Fátima 1917 e o Presépio e Aldeia de Belém Animados.

A procissão das Velas
E bom ressaltar também que todas as noites saindo do Santuário de Fátima acontece a procissão das velas
A utilização de velas é um costume muito antigo na Igreja. Desde seus primórdios, é feita como uma forma de honrar e louvar a Deus. A vela carrega consigo a luz do fogo, que clareia, afugenta as trevas. Por isso, ela simboliza a fé no Senhor. A vela acesa significa a presença divina em nós.
Por ocasião das aparições de Nossa Senhora, o povo realizava a procissão um dia antes para se preparar espiritualmente para as atividades relacionadas às visões
Nos idas de hoje a procissão continua sendo realizada com o intuito de promover a meditação dos mistérios da mensagem deixada por Maria.
Mesmo que você não seja católico, você vai apreciar a beleza desses lugares que emanam uma paz é são de muita beleza.
E seguramente você ficara tocado com a fé dos devotos a Nossa Senhora.

Hoteis
Como o afluxo de visitantes sobre a cada ano, a cidade desenvolveu uma excelente rede de hoteis , confortáveis e modernos com excelente custo –benéficio. A prova disso é o grupo Fátima Hotels e para mencionar, apenas um dos 10 hoteis que fazem parte desta rede de hotéis , vamos citar um de categoria luxo,Hotel Luz Charming Houses: foi concebido para representar as tradicionais casas da região de Fátima em um terreno que também fazia parte do percurso dos pastorinhos..
Dormir em Fátima vale a pena, sobretudo para quem deseja ter a experiência de visitar o Santuário fora dos horários comuns, como no amanhecer, ou para a Procissão das Velas, a noite.
Fatima fica a 127km de Lisboa e muito para ver aos arredores desta encantadora cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.