Câmara reforça ações de cuidado com a saúde mental no Setembro Amarelo

Dia de Prevenção ao suicídio é lei municipal desde o ano passado

No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios anuais. Os números fazem do Brasil o segundo colocado no ranking mundial desse tipo de ocorrência, atrás apenas dos EUA.
Os dados mostram uma realidade ainda mais devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, compilados em pesquisa realizada em 2019.
Para lidar com este problema de saúde pública, em 2015, autoridades dos três níveis da administração instituíram o “Setembro Amarelo”. Em Osasco, desde 2020, a campanha de cuidado com a saúde mental está no calendário de eventos municipal.
Com a promulgação da lei 5085/2020, de autoria do vereador Josias da Juco (PSD), no dia 06 de outubro passado, a campanha tem como finalidade discutir sobre as causas desse tipo de ocorrência, além de contribuir para a redução dos casos de suicídio em Osasco.

Além disso, a lei também instituiu no calendário oficial o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio – a data estabelecida foi o dia 10 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.