UBSs intensificam ações para o Novembro Azul

O mês de novembro começou e junto com ele a campanha Novembro Azul, que visa incentivar os homens a buscarem o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri (Cabs), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão com uma programação especial no período de 4 a 26 de novembro.

Com ações que envolvem palestras, acolhimento e busca ativa de pacientes, as UBS,s como porta de entrada à saúde, irão desenvolver o importante papel de falar sobre o tema com o objetivo de orientar os pacientes sobre os riscos do olhar tardio sobre a doença e a importância do cuidado na sua fase inicial.

A programação começa nesta quinta-feira (dia 4) na UBS José Francisco Caiaba (cujo atendimento está ocorrendo no Caps, devido a reforma geral) com orientação para pacientes em acolhimento, a partir das 9h.

Nos dias 08, 16, 22 e 29, das 15h às 19h, haverá ação de busca ativa de pacientes da UBS Hélio Berzarghi (Jd. Paulista) para a realização de exames.

No dia 10, a unidade Adauto Ribeiro (que está em reforma e atende temporariamente na UBS Benedicta Carlota) terá coleta de exames e uma palestra de sensibilização com o tema “Drible o preconceito, cuide da sua vida”, a partir das 10h30. No mesmo dia, a equipe do Caps Infantil fará uma abordagem sobre o tema “Previna-se, precisamos de você” às 11h.

No dia 11, será a vez da UBS Drª Elisabete  Izilda Duleba fazer uma roda de conversa às 11h sobre o Novembro Azul na sala de espera da unidade. No dia seguinte (dia 12), terá mais roda de conversa com equipe multiprofissional sobre “Preconceitos e saúde do homem” na UBS Júlio Lizart (Vale do Sol), das 10h às 16h.

No dia 16 de novembro, a partir das 14h, na UBS João de Siqueira (Jd. Regnalice), o tema “A importância no cuidado da saúde do homem” será abordado em uma palestra, além da intensificação no atendimento para solicitação de exames. Nesse mesmo dia, a UBS Edini Cavalcante Consoli (Jd Tupan) também fará a abordagem sobre o tema, das 13h30 às 14h30. A UBS Pastor José Roberto Rossi também fará, no dia 16, das 7h às 19h, uma busca ativa de pacientes elegíveis para o exame PSA, ação esta que se repetirá no dia 30.

No dia 17, a UBS Amaro José de Souza (Jardim Mutinga), em conjunto com a UBS Maria Magdalena Macedo (cujos atendimentos estão ocorrendo na UBS do Mutinga, já que está em reformas) fará uma palestra sobre “Saúde do homem”.

Na UBS Maria Francisca de Melo (também em reforma e com atendimento provisório no Ginásio de Esportes Pedrinho Lopes, no Parque Viana), no dia 18, às 14h, será realizada uma palestra sobre “A importância do cuidado da saúde do homem” e intensificação no atendimento.

Já no dia 19 acontecerão palestras que abordarão o tema em duas unidades: UBS Vince Nemeth, no Jardim Audir (às 15h) e na Katia Kholer, no Engenho Novo (às 10h e às 14h).

No dia 25 a UBS Pedro Izzo (atendimento provisório na UBS Dra. Kátia Kohler, no Engenho Novo, devido a reforma) sediará a palestra “Heróis também se cuidam”, às 16h. No dia 26, a agenda do Novembro Azul encerra na UBS Benedito de Oliveira Crudo (Jd. Boa Vista), às 15h, com a palestra “Sinalizando a importância da prevenção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.