Destinos culturais no Brasil: Sudeste

São Paulo é uma cidade tão recheada culturalmente que é possível passar semanas conhecendo seus museus, galerias e centros de exposição. Escolha uma região da cidade e você terá uma infinidade de lugares para conhecer.
No Centro, é impossível não se encantar com a beleza do Theatro Municipal, da Catedral da Sé e do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil. Ali por perto também vale a pena subir no mirante do Farol Santander, o “Empire State Building paulista”, apreciar a mostra permanente da Pinacoteca e conhecer a Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do Brasil.
Para uma experiência gastronômica e cultural, vá a Casa de Francisca, espaço musical instalado no histórico Palacete Teresa, que tem restaurante e shows intimistas de artistas consagrados e emergentes.
Na região do Ibirapuera, três museus diferentes dividem o espaço com o parque: o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil. Sempre dê uma olhadinha nas exposições em cartaz, já que os museus são bem grandes e podem ser bem confusos se você não tiver um foco específico. Para conhecê-los a fundo, é preciso mais de um dia de passeio.
Na Paulista, há espaços culturais de ponta a ponta, literalmente. Para um passeio express em todos, prefira ir aos domingos, quando a avenida fica fechada para carros. São dias em que os locais estão mais cheios, mas dá pra visitar sem preocupações. Descendo no metrô Consolação/Paulista, a primeira parada é o Instituto Moreira Salles, focado em fotografia; depois o MASP (compre ingressos com antecedência pra evitar a fila gigante); a Casa das Rosas, bonitinha e fotogênica; a Japan House, focada na cultura japonesa contemporânea; o Itaú Cultural, que tem uma exposição permanente incrível nos últimos andares e, por fim, o SESC São Paulo. Para ir no disputado mirante, é preciso enfrentar uma fila considerável – se estiver sem tempo, o último andar, antes de subir ao mirante propriamente, já tem uma vista legal. Para completar sua experiência em SP, conheça os restaurantes com as melhores vistas da cidade.
Como circular: o transporte público atende bem todas as regiões. No Centro, há alguns trechos perigosos de noite, então prefira carros de aplicativo, principalmente se estiver sozinho
Quantos dias ficar: para um roteiro corrido, 3 dias. Para aproveitar com mais tempo, reserve no mínimo uma semana
Quando ir: entre abril e agosto as temperaturas são confortáveis e não há chances de chuva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.