Mulheres do 1º efetivo da GCM de Osasco recebem homenagem na Câmara

Profissionais ingressaram na corporação em 2006, por meio de concurso público

A Câmara Municipal de Osasco rendeu homenagens, nesta terça-feira (14), durante a 10ª Sessão Ordinária, ao primeiro grupo de mulheres que ingressou na Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco. A seleta equipe foi pioneira no ofício e abriu caminho para que outras mulheres passassem a integrar o quadro da corporação osasquense.

De autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), a Moção de Aplauso 45/2023 é dirigida às 43 mulheres do primeiro efetivo da GCM, que completaram 17 anos de atuação na corporação na última quarta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher.

“Acho importante registrar isso. A gente está no mês de março, mês em que se estão discutindo várias questões relacionadas a mulheres e políticas públicas”, justificou.

Ainda de acordo com a vereadora, é importante enfatizar a atuação dessas mulheres pioneiras, que enfrentaram barreiras e preconceitos e hoje possuem atribuições administrativas e operacionais na CGM, como logística, gerenciamento de veículos, transportes, recursos físicos e materiais, equipe de patrulhamento e ronda.

“Elas contribuem na defesa dos direitos da mulher e na garantia de proteção à vida. Fazem um trabalho significativo para proteger a nossa sociedade osasquense”, completou Ana Paula Rossi.

Outros vereadores também enalteceram o trabalho das GCMs femininas. O presidente Carmônio Bastos (Podemos) lembrou que, desde o primeiro concurso para a corporação, em 2006, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços. “Existe uma lei que reserva 30% do total do efetivo de cada cargo para mulheres e chegamos bem próximo a esse número”, explicou.

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, vereador Josias da Juco (PSD), enfatizou a dedicação das mulheres à GCM osasquense. “A gente está comemorando 13 anos da formação dessas mulheres e eu sei o quanto elas têm se dedicado. Muitas vezes numa troca de tiros, socorrendo uma mulher, fazendo um parto, internamente e na ronda escolar”.

O vereador Délbio Teruel (União Brasil) recorda que, em seus dois primeiros mandatos como vereador, entre os anos 1996 e 2004, fez indicações cobrando a abertura do quadro da GCM para mulheres – o que só veio a se concretizar em 2006. “Hoje a gente vê a importância do trabalho da mulher e as guardas têm cada dia mais se destacado dentro da CGM, em posições importantíssimas. Em nome das 43 pioneiras, quero cumprimentar todas pelo trabalho que fazem na nossa cidade”.

O vereador Emerson Osasco (Rede) finalizou destacando a importância do trabalho feminino na GCM e cobrou da sociedade e do poder público cada vez mais espaço para as mulheres. “A gente luta a todo momento para que mulheres exerçam cada vez mais espaços e ocupem cargos de poder para que a sociedade seja realmente justa. Parabéns a cada uma de vocês por esses longos anos de atuação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.