Alesp aprova PL de Gerson Pessoa que institui no calendário do Estado a “Semana das Cidades Inteligentes Paulistas”

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 27/2, Projeto de Lei do deputado estadual Gerson Pessoa que institui no calendário do Estado a “Semana das Cidades Inteligentes Paulistas”, na semana que abrange o dia 19 (dezenove) de novembro.
MÉRITO DO PROJETO
Desenvolver, em todo o território paulista, palestras, debates, seminários, outros eventos e atividades, com vistas no fortalecimento e a disseminação da cultura das Cidades Inteligentes no Estado.
Estimular a criação e a divulgação de políticas públicas com propósito na promoção de melhorias no ambiente das cidades paulistas; e apoio as atividades lideradas e desenvolvidas por organizações da sociedade civil em prol de um Estado de São Paulo mais eficiente, inovador e sustentável.

CONCEITO DE CIDADES INTELIGENTES
Cidades inteligentes, também conhecidas como cidades digitais ou cidades conectadas, são comunidades urbanas que aplicam tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência operacional dos serviços públicos e a sustentabilidade ambiental.
O conceito de cidades inteligentes baseia-se na integração de infraestruturas físicas, como transporte, energia, água, saneamento básico, iluminação pública e edifícios, com sistemas de informação e comunicação avançados. Essa combinação de tecnologias visa facilitar a coleta, análise e uso de dados em tempo real para tomar decisões mais informadas, otimizar recursos e proporcionar uma experiência urbana mais agradável e eficiente para os cidadãos.
As características-chave de uma cidade inteligente incluem:
Conectividade: A presença de redes de comunicação de alta velocidade, como a internet de banda larga, que permitem a troca rápida de informações entre dispositivos e sistemas.
Coleta de dados e sensores: A instalação de sensores e dispositivos inteligentes para coletar dados em tempo real sobre diversas variáveis, como tráfego, qualidade do ar, uso de energia e níveis de poluição, possibilitando uma gestão mais eficiente dos recursos urbanos.
Análise de dados: Utilização de técnicas de análise de dados e inteligência artificial para processar as informações coletadas e obter insights valiosos, que auxiliam na tomada de decisões baseadas em evidências.
Governança digital: Implementação de plataformas e sistemas digitais para melhorar a prestação de serviços públicos, como saúde, educação, transporte e segurança, bem como para aumentar a transparência e a participação cidadã na gestão da cidade.
Sustentabilidade: Incentivo ao uso de energias renováveis, gestão eficiente de resíduos, redução de emissões de gases de efeito estufa e preservação de áreas verdes, buscando minimizar o impacto ambiental das atividades urbanas.

Mobilidade urbana: Desenvolvimento de sistemas de transporte inteligente, como aplicativos de mobilidade compartilhada, transporte público conectado, ciclovias e estacionamentos inteligentes, para melhorar a acessibilidade e reduzir congestionamentos.

Qualidade de vida: Foco na melhoria do bem-estar dos cidadãos, proporcionando espaços públicos seguros, áreas de lazer, cultura e acesso a serviços essenciais de forma eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.