Vereadores pretendem criar comissão para fiscalizar obras em Osasco

O recente desabamento em uma obra da rede Atacadão em Osasco provocou, durante a 31ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (07), um debate sobre a necessidade de os vereadores criarem uma comissão para fiscalizar obras que acontecem na cidade.

O assunto surgiu com uma Moção de Aplauso dirigida aos agentes do SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar que atuaram no resgate dos trabalhadores soterrados. A proposta foi feita pelo vereador Josias da Juco (PSD).

“A gente fica preocupado sobre o que provocou isso. É uma obra que vai trazer muitos empregos para a cidade, mas poderia ter acontecido uma tragédia, como a do Osasco Plaza. Precisamos nos atentar a todas as obras que estão acontecendo na cidade e que segurança estão dando aos trabalhadores”, comentou Josias da Juco. Ele pediu a reflexão dos parlamentares e cobrou que as obras particulares tenham identificação de período de obra e documentação.

O vereador Délbio Teruel (DEM) falou sobre a necessidade de valorizar os profissionais aplaudidos, lembrando da importância deles durante pandemia do Covid-19. Comentou que chegou a conversar com um dos responsáveis pelo resgate para saber detalhes do ocorrido. Teruel, que também é comerciante e conhece bem a região do desabamento, falou sobre como os departamentos responsáveis pelas obras precisam verificar impactos e segurança delas.

“É importante que venham as grandes empresas, mas precisamos ficar atentos. Há obras que começam e parece que terminam em menos de 30 dias. Então, precisamos ter cuidado com a fiscalização para ter certeza de que a obra está sendo feita de maneira correta”, afirmou Teruel, que pediu aos parlamentares que visitem as obras do mercado que está sendo realizada na Vila Yolanda.

O vereador aproveitou para reforçar que a fiscalização é importante, inclusive para garantir a segurança das pessoas que frequentarão o espaço quando as obras estiverem concluídas.

O presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), também inclui a visita na construção que está sendo feita na região central e alertou que a obra no antigo Cine Glamou teve alterações nas propostas. “Na primeira apresentação teria um estacionamento, agora parece que não tem. Imaginem o impacto no trânsito que haverá na região”, apontou Ribamar.

Emerson Osasco (Rede) cobrou mais fiscalização, inclusive em relação à identificação da obra, conforme propôs Josias da Juco . “Precisamos saber a identificação da obra, quando começa, quando termina, qual o engenheiro responsável, qual o impacto da obra na sociedade. Passou da hora das grandes empresas que constroem aqui deem ao munícipe o mínimo de transparência relativa a suas obras”, declarou.

Josias da Juco ressaltou que a Câmara não está criticando a vinda das grandes empresas que chegam na cidade. “Sabemos a importância da vinda dessas empresas para cidade, pois geram empregos e valorizam o município. Mas realmente precisamos ficar atentos em relação aos impactos”, comentou Josias.

Ribamar Silva concluiu a discussão reafirmando a importância da vinda das grandes empresas para Osasco. “Essa Casa discutiu a vinda dessas empresas e sabemos que a cidade colhe os benefícios da vinda delas para a cidade. Não somos contra empresas, mas queremos responsabilidade”, declarou.

O desabamento da obra da Rede Atacadão aconteceu na última terça-feira (30), na Rua Humberto de Campos, Vila Yolanda, onde três trabalhadores foram soterrados, mas resgatados apenas com ferimentos leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.